Já ouviu falar em Fusion Cuisine?


A Cozinha de Fusão é a mistura de ingredientes e técnicas, onde há um enorme intercâmbio cultural, com a troca de experiências, criando iguarias maravilhosas, onde podemos encontrar diversos países em um único prato.

Um bom exemplo é a junção da comida brasileira, tailandesa e indiana, onde se misturam ingredientes brasileiros com temperos tailandeses e masala indiana (especiarias tostadas e moídas). Aqui o que vale é a criatividade. Também muito famoso, é a mistura de condimentos japoneses com ingredientes peruanos, conhecido pelo nome de Nikkei, o qual pode ter peixes frescos, raspas de limão, com alguns ingredientes de origem japonesa, como vinagre de arroz, gengibre, missô (pasta japonesa usada para fazer a sopa). Um prato popular que demonstra perfeitamente ambos os estilos de cozinha é o Ceviche Nikkei, deliciosa iguaria, tradicional no país andino e famosa em todo o mundo. Essa culinária Nikkei surgiu há mais de 100 anos, quando o Peru recebeu imigrantes japoneses, e eles não abriram mão das suas tradições, e começaram a inserir ingredientes peruanos aos seus pratos.

Por aqui, vários restaurantes apostam na fusion food para criar sua própria identidade e assim, atrair clientes, pois criam pratos exclusivos e exóticos, despertando o interesse pelo novo. Assim, esses chefes do movimento fusion conseguem, de maneira sutil, introduzir novos sabores aos clientes. Do outro lado, estão os chefes mais tradicionais que criticam essa forma livre que os colegas criam seus pratos, e não acreditam nesse excesso de mistura cultural. Eles enfatizam que determinados pratos devem ser elaborados como manda a tradição, sem perder a sua identidade. São duas tendências diferentes, e na verdade, o que manda mesmo é a curiosidade gastronômica da clientela, e o brasileiro está sempre à procura de novidades.

Podemos dizer que o Chutney Jamthai também é fusion food, pois em sua receita, utiliza-se frutas e legumes tradicionais da culinária brasileira, e também condimentos e especiarias tailandesas e indianas. São receitas exclusivas, elaboradas pelo nosso chef, resultando em uma combinação surpreendente, que garante uma experiência única, rica em aromas e sabores.



Acompanhe nosso Instagram