Panela Wok, um curinga na cozinha.


A cozinha asiática está cada vez mais popular no Brasil, e a wok é indispensável a todos os interessados em se aventurar a cozinhar esses pratos.É uma frigideira redonda, com uma superfície ampla, bordas altas, ideal para saltear, e caso deseja fritar, é necessário menos óleo que a frigideira comum (sempre usando fogo de alta pressão e aquecer bem antes de usar).
A palavra wok significa “instrumento que serve para cozinhar”, e os asiáticos também a utilizam para cozinhar no vapor, junto com as cestinhas de bambu, que podem ser encontradas em lojas especializadas em culinária oriental.

Vale a pena investir em uma panela wok. Os materiais disponíveis são vários, como aço, teflon, ferro fundido, e existem vários tipos de formato e tamanho. Algumas são encontradas com alças dupla (lembrando caçarola), cabo único, e algumas com cabo e alça. O cabo é interessante para sacudir a panela e ajudar a deslizar o alimento, fazendo aquelas piruetas com os ingredientes (é importante que eles saltem dentro da panela, que não grudem). Pelo seu tamanho grande, é possível cozinhar uma quantidade grande de alimentos, e com uma evaporação rápida do liquido, garante um preparo rápido (economia de tempo e gás). O ideal é saltear os ingredientes separadamente, pois cada um possui um tempo de cozimento diferenciado. Cada vez que ela é aquecida, os poros do material se abrem e absorvem o sabor do alimento preparado, por isso (se diz) que cada prato preparado em uma wok leva um pouco do sabor das preparações anteriores.


Deixe um comentário




Acompanhe nosso Instagram