Você conhece o Cardamomo?


O cardamomo é da família do gengibre e é uma das especiarias mais tradicionais da Índia. Dizem que é o terceiro tempero mais caro do mundo, perdendo apenas para o açafrão e baunilha. De cor esverdeada, tem um sabor perfumado e ardido, quase apimentado. É amplamente utilizado em receita de doces, complemento em chás e na Escandinávia é muito utilizado em bolos e tortas. Vai muito bem com geleias de frutas também.

Vários artigos descrevem benefícios maravilhosos para a nossa saúde, desde controle de pressão arterial, mau hálito e até afrodisíaco. Um benefício que poucos conhecem e pode ajudar muita gente, é sua capacidade de ajudar na digestão. Ele ajuda quem sofre de azia, gazes e prisão de ventre. Tão importante na culinária e medicina oriental que, na China é utilizado para tratar sintomas de vômitos e náuseas. 

Ele pode ser utilizado em pó, na forma de vagem inteira e também em cápsulas. Nos chutneys Jamthai, eles são utilizados na sua forma mais natural, com as vagens inteiras. Dentro de cada uma há cerca de 10 a 20 sementinhas.  Para utilizar o cardamomo, a vagem é aberta, seus grãos retirados e socados em um pilão para liberar os aromas.

Você pode encontrar essa maravilhosa especiaria no nosso Chutney de Tomate e Pimentão, que também leva canela, cravo e gengibre. Outro elemento que torna esse chutney tão saboroso, são os pimentões assados. Eles são assados em forno em alta temperatura, suas cascas são retiradas e depois levados ao cozimento junto com os tomates pelado e especiarias. O sabor bem marcante desse chutney, que dá a sua identidade, é proveniente do cardamomo.


Acompanhe nosso Instagram